Revista Teologia Brasileira - Edição atual

NÚMERO 58, ANO 2017
Nesta edição da revista Teologia Brasileira, André Venâncio apresenta uma resenha crítica minuciosa da obra Herege: Por que o Islã Precisa de Uma Reforma Imediata, de Ayaan Hirsi Ali. Embora a resenha assuma um tom predominantemente crítico, André destaca que é um admirador de Ayaan e a obra nos auxilia a entender melhor o problema do Islã.

Qual deve ser a relação da igreja com a cultura? Partindo das visões de Timothy Keller e David Platt, Fabiano Silveira Medeiros esclarece a questão destacando que o evangelho sempre deve ser o centro. Como cristãos, somos contraculturais, mas isso não deve ser visto como algo negativo, já que, a presença da igreja abençoa a cultura faz com que pessoas sejam transformadas.

No debate acerca das doutrinas da graça, muitas vezes recorre-se aos pais apostólicos a fim de buscar uma maior compreensão sobre o assunto. Pensando nisso, Clóvis Gonçalves oferece um estudo acerca da doutrina da expiação nos pais apostólicos, mostrando como eles devem ser lidos e compreendidos.

Thiago Oliveira, por sua vez, apresenta um texto explicando um ponto do calvinismo muitas vezes mal compreendido: a eleição incondicional. Thiago faz uma análise detalhada sobre tal doutrina tendo como ponto de partida a teologia paulina, chegando até às confissões reformadas.

Por fim, o vídeo desta edição é uma palestra de William Lane Craig apresentada no 8º Congresso de Teologia Vida Nova, em que apresenta refutações precisas às objeções de Richard Dawkins à existência de Deus suscitadas em seu livro "Deus, um delírio".

Boa leitura!

Os editores.

  • ARTIGOS