Revista Teologia Brasileira - Edições anteriores

NÚMERO 19, ANO 2013
Nesta edição da revista Teologia Brasileira, o pastor presbiteriano Joel Theodoro da Fonseca Jr, no texto “Um mundo complicado”, faz uma reflexão a partir do profeta Daniel sobre o que é exigido de um líder cristão em um contexto multicultural.

Wilson Porte Jr, depois de expor a relação entre o existencial sobrenatural e o cristão anônimo em Karl Rahner, analisa neste artigo o que Rahner chamou de fenomenologia transcendental.

Em seu quinto artigo sobre a cosmovisão reformada, o pastor presbiteriano Hermisten Maia Pereira da Costa aborda o tema “O homem e o trabalho”, fazendo uma exposição de perspectivas históricas e filosóficas da antiguidade clássica e na sequência expondo a concepção de João Calvino.

Por fim, o artigo “Libertação no Novo Testamento”, de Richard T. France, traduzido pelo teólogo luterano Estevan F. Kirschner, posiciona a questão em relação ao contexto das ênfases mais características da vida e do ensino de Jesus, com propósito de produzir um estudo crítico sobre Jesus e os zelotes, considerando qual era a missão de Jesus e não o que não era sua missão, especialmente, até que ponto a linguagem de “libertação” é apropriada para descrever o que Jesus veio realizar.

O vídeo dessa edição é uma palestra de Tim Keller (autor do livro Justiça Generosa, publicado por Edições Vida Nova) proferida no The Gospel Coalition 2011, em que ele aborda a relação entre o conceito de justificação pela fé somente e o conceito de justiça, chamando atenção dos que enfatizam mais um do que o outro, e até mesmo que os veem como conceitos rivais, e mostrando a importância da ligação entre eles como sinal de fé genuína.

Boa leitura!

Os editores,
  • ARTIGOS