Revista Teologia Brasileira - Edições anteriores

NÚMERO 26, ANO 2014
Nesta nova edição da revista Teologia Brasileira o leitor poderá ler e aprender com quatro excelentes artigos. O primeiro, Werner Wiese apresenta o tema fundamental da Fé Cristã: "a cristologia na obra de Dietrich Bonhoeffer". Para a entendermos, nada melhor do que aprendermos com quem já pensou e escreveu sobre o assunto. Sendo assim, Werner traz de forma resumida o que o teólogo alemão pensou sobre este tema: a cristologia. Este é mais um texto publicado na saudosa revista "Vox Scripturae". Leitura imperdível!

No segundo, o autor de forma objetiva e bíblica, por meio do texto de Lucas 24.13-45, ensina-nos qual deve ser "o lugar das Escrituras na experiência cristã". Tema mais do que relevante na atualidade especialmente na cultura brasileira, em que muitas das vezes a experiência torna-se o elemento primordial na leitura e interpretação da Palavra de Deus.

O terceiro artigo também é muito relevante, sobretudo em ano de eleições. O autor Wilson Porte Jr., após uma análise crítica do filme "Lula, o filho do Brasil", revela a razão última do por que o filme foi lançando naquele momento histórico do país e expõe de forma clara o aspecto messiânico e redentor na figura do Lula enfatizado no filme. O ensaio termina mostrando que o somente o verdadeiro Redentor poderá suprir o vazio do povo brasileiro.

O quarto e último artigo desta edição é de Franklin Ferreira, "Minhas leituras teológicas mais significativas". Numa época em que, felizmente, o número de literatura religiosa tem aumentado significativamente no Brasil, algumas excelentes, outras não tão boas, o autor compartilha os livros, os clássicos, que mudaram sua vida, seu ministério e a forma de como olhar e estudar as Escrituras Sagradas.  Àqueles que carecem de uma orientação sobre o que ler, esta lista é um guia maravilhoso a começar pelo livro clássico "Como ler livros". A partir desse clássico, o leitor terá um aproveitamento maior de suas leituras, sobre tudo da Palavra de Deus.

Por fim, encerramos esta edição com a palestra "O mal e o sofrimento humano: uma perspectiva bíblico-teológica", palestra ministrada por Carlos Osvaldo Pinto no 8º Congresso Vida Nova de Teologia.


Boa leitura!
  • ARTIGOS