Normas de publicação

 

Critérios para publicação
O processo de avaliação é de responsabilidade do conselho editorial. Uma vez aprovados, os artigos serão publicados de acordo com o cronograma do conselho. Os autores cedem os direitos de publicação de seus artigos à editora. A Teologia Brasileira terá periodicidade mensal, portanto, os autores podem enviar artigos a qualquer momento.

Se você estiver interessado em enviar um artigo ou estudo para publicação este deve ter até quatro páginas de Word e com bibliografia ao fim do texto. Resenhas de livros relevantes ou de lançamentos também poderão ser enviadas para publicação, e esta deve ter uma página de word.

Seu artigo terá maior possibilidade de ser aprovado se atender às normas abaixo:

1. Tema (atual e relevante)
2. Objetivos (claros e bem definidos)
3. Consistência conceitual (adequada e bem estruturada)
4. Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas)
5. Contribuição científica (para o conhecimento na área temática)
6. Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal)

O artigo deve ser acadêmico e apresentar uma contribuição para as áreas de teologia sistemática e filosófica, Bíblia e exegese, teologia pastoral, história da igreja e apologética.
O artigo deve ser inédito, ou seja, não pode ter sido submetido à avaliação ou publicado em outra revista, mas ensaios apresentados em congressos serão aceitos para publicação.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail da TB: teologiabrasileira@vidanova.com.br

Normas para publicação
Fonte: Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas: 1,5, com adentramento de parágrafo de 1,25 cm. Texto das notas: corpo 10, espaço simples, sem adentramento de parágrafo.

Citações: As citações com menos de 3 linhas aparecem dentro do texto corrido, entre aspas. Todas as referências das citações ou menções a outros textos, (tanto nas incluídas no corpo do texto, como as que devem aparecer em destaque) deverão ser indicadas, após a citação, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta.

Tamanho: Entre três a quatro laudas.

Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito, fonte Times New Roman, corpo 12, somente primeira letra em maiúscula em ambos.

Nome do autor: duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, somente as iniciais dos nomes em maiúscula, acompanhado de nota ao fim do texto indicando se mestre ou doutor e e-mail (opcional).

Resumo: Dar espaço de três linhas abaixo do nome do autor. Colocar a palavra resumo em caixa alta, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 5 linhas. Expressar na primeira frase o assunto tratado e utilizar uma linguagem clara e objetiva. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo.

Palavras-chave:
Dar espaço de duas linhas abaixo do resumo, de três a cinco palavras. Colocar o título "palavras-chave" em caixa alta. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa, separada das demais por ponto-e-vírgula.

Referências bibliográficas: deverão aparecer completas no final do artigo em ordem alfabética de sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas/NRB-6023/02), cujos pontos básicos estão especificados a seguir:

Autor(es), sobrenome em caixa alta (maiúscula); título (em Itálico); número da edição (a partir da segunda); local de publicação; editora; data.

Junto com o texto, no mesmo arquivo, devem constar:
- nome do autor;
- foto 10x10 em jpg com 72 dpis;
- breve histórico da formação acadêmica e atuação ministerial;
- igreja a que pertence;
- instituição a que estiver vinculado (se for o caso);
- endereço(s) eletrônico(s);