Notícia

Edições Vida Nova

Próximo lançamento: A Bíblia e a arqueologia

02/01/2017 11:21:54

 

Próximo lançamento: A Bíblia e a arqueologia Em A Bíblia e a arqueologia, Matthieu Richelle mostra como a arqueologia pode contribuir para uma compreensão mais clara da Bíblia no contexto do mundo antigo. O autor  menciona debates recentes sobre a datação de edifícios que poderiam ter sido construídos por ordem de Salomão, ou de Acabe, um século depois.

Comenta que parte da incerteza das conclusões provém do fato de que certos especialistas pressupõem que os relatos bíblicos não têm nada além de poucos fundamentos históricos. Este livro permitirá aos leitores discernir melhor entre os fatos e as hipóteses na análise dos dados.

Interpretadas corretamente, as descobertas arqueológicas e a Bíblia são complementares. Para certas questões e problemas, não há no momento respostas, pois os dados são muitíssimo escassos, algo frequentemente ignorado. Resta, pois, bastante trabalho a fazer, dados a descobrir e muito a aprender. No entanto, os leitores devem saber que a Bíblia é, antes de tudo, um livro de teologia, que exige resposta de fé, ao mesmo tempo que fornece dados que acompanham a fé.

Os capítulos bem estruturados desta obra apresentam uma seleção da contribuição dos arqueólogos, acompanhada de avaliação judiciosa e honesta, o que faz deste livro uma confiável introdução ao assunto.

O leitor estará, então, preparado para abordar a essência do tema: as relações entre a Bíblia e a arqueologia.

Aguarde mais informações!