Notícia

Próximo lançamento

Curso Vida Nova de Teologia Básica: Hermenêutica

02/05/2017 16:47:26

 

Curso Vida Nova de Teologia Básica: Hermenêutica O Curso Vida Nova de Teologia Básica é um curso perfeito para leitores que desejam conhecer um pouco de teologia numa linguagem informal, instrumental e não acadêmica.

O material é altamente didático e informativo, de fácil assimilação.

A estrutura deste livro foi elaborada com o intuito de conduzir o leitor, etapa após etapa, a focar nos elementos essenciais de cada princípio geral de interpretação e dos distintos gêneros literários presentes na Bíblia.

Neste volume, Hermenêutica, Hélder Cardin se vale de perguntas para debate, que funcionam como questões de recapitulação, a fim de fixar na mente do leitor os pontos principais apresentados ao longo de cada lição.

Como se diz em homilética, “a repetição é a mãe da retenção”. Quanto mais recapitulamos, mais fixamos o que aprendemos.

Além disso, há uma bibliografia ao mesmo tempo concisa e precisa, conduzindo o leitor a obras que poderão auxiliá-lo em seu crescimento espiritual.

No capítulo 1, “Esboço da história da hermenêutica”, apresenta-se, em linhas gerais, a maneira como a Bíblia foi interpretada desde os primeiros séculos da era cristã até os dias de hoje, pondo sob consideração tanto as propostas de seus principais representantes quanto as principais escolas ou sistemas hermenêuticos desenvolvidos até aqui — uma ênfase especial será dada às propostas surgidas após o século 18.

Os capítulos de 1 a 3 tratam de princípios gerais da hermenêutica que são a base para o trabalho com os textos, independentemente dos gêneros literários aos quais pertençam.

Esses princípios são o ponto de partida para a aplicação de métodos hermenêuticos específicos, que serão analisados um a um, do capítulo 6 ao 10.

O último capítulo, “O desafio da aplicação prática das Escrituras”, é o ápice da tarefa hermenêutica.

Como escreveu Hendricks, “cada vez que observa e interpreta a Bíblia, mas não a aplica, você faz um aborto das Escrituras em termos de seu propósito”.

Todos que desejam crescer no “conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” se beneficiarão desse curso.

Crentes bem preparados e conhecedores da Palavra de Deus farão das escolas dominicais, dos centros de treinamento de líderes e de outros ministérios voltados para o aperfeiçoamento do corpo de Cristo um espaço agradável de estudo e reflexão das Escrituras.

Aguarde mais informações.