Resenhas

Praticando a palavra de Deus no casamento e na família

1/7/2011 14:04:12

1 Comentário(s)

Imprimir artigo

 

Praticando a palavra de Deus no casamento e na família

Estamos num tempo em que os ataques ao casamento e à família têm sido cada vez mais evidentes. Vozes dissonantes se levantam para pregarem definições e padrões contrários aos ensinamentos bíblicos, numa tentativa de redefinir os valores do casamento e da família, dando maior ênfase aos ensinamentos de terapeutas e negando os ensinos da Palavra de Deus.

É nesse contexto que Deus, casamento e família aparecem trazendo de volta as bases bíblicas e traçando o plano de Deus para o casamento e para a família desde a criação. E isso prova que é possível praticar o que Deus nos ensina.

Andréas J. Köstenberger é professor de Novo Testamento, nas áreas de sistemática e pastoral, com uma vivência internacional. É também


diretor do Programa de Mestrado e Doutorado no Southeastern Baptist Theological Seminary e editor do Journal of the Evangelical Theological Society.

David W. Jones é professor de Ética Cristã e escritor de outras obras nessa área.

Esta é a primeira publicação do livro em português, cujo título original é God, Marriage and family, publicado em 2004.

Apresentando o casamento como uma instituição divina, o livro começa falando sobre a necessidade de uma ênfase bíblica integrada sobre casamento e família. Os autores começam  a trajetória a partir de Gêneses, passando pela história de Israel e chegando à teologia cristã com base nos ensinos de Jesus e Paulo.

Os autores também traçam um panorama dos ensinamentos bíblicos acerca da família a fim de apresentar, por meio de uma investigação dos encontros de Jesus com as crianças e de suas declarações a respeito delas, a importância de ensinar aos filhos sobre Deus, e a necessidade de incutir valores bíblicos nos jovens. Tratam também dos ensinos paulinos sobre o papel do pai no lar e na instrução e disciplina dos filhos.

Além disso, destacam assuntos atuais como: infertilidade, ética médica, aborto, contracepção, reprodução assistida, adoção, pais sozinhos, solteirismo, homossexualismo, divórcio, novo casamento, entre outros. E concluem analisando os requisitos familiares para os líderes da Igreja, com base nas epístolas pastorais e na significação da expressão “marido de uma só mulher”.

O livro traz ainda um guia para estudo pessoal e em grupo, com perguntas gerais, para discussão e para aplicação pessoal.

Trata-se de um escrito firme e claro, com uma análise exegética e visão integradora que traz um olhar pastoral, tratando de desafios do presente. Baseado nos ensinamentos bíblicos, com ênfase ética, o livro é prático, de fácil entendimento e trata os assuntos com clareza e graciosidade.

A contribuição da obra está na abordagem dos autores, que traçam o plano de Deus para o casamento e para a família, desde os primórdios até os dias de hoje, fazendo-nos voltar à solidez das bases bíblicas.

É indicado aos cristãos em geral, e aos pastores em especial, que esperam não apenas frases feitas sobre famílias cristãs, mas, sim, conselhos práticos a respeito do casamento e da família fundamentados na Palavra de Deus. 

__________________

Referência
KÖSTENBERGER, Andreas J.; JONES, David W.  Deus, casamento e família: reconstruindo o fundamento bíblico. Trad. Suzana Klassen. Suzana Klassen. São Paulo : Vida Nova, 2011. 327 p. 23X16cm.

 

  • 1 COMENTÁRIO(S)

Silva edimilson | João pessoa/PB | 09/05/2013 16:17:37
sou SILVA.Edimilson, Seminarista do Betel Brasileiro, em João Pessoa-PB. Um bom dia a todos, venho através deste comentário, expor minha visão a respeito desta obra, que desde já, que render meus votos de aplauso no Senhor e parabenizar o autor pela iniciativa, pois, no tocante a família se tem pouco investido nessa área. Haja visto que a família é algo sobrenatural no plano divino, pois ao homem temporal, que busca atadamente em termos geral e no conhecimento voltado para atual juntura, respaldo para uma nova visão a respeito da família. Que ao longo dos anos vem perdendo sua identidade como um todo. Outrossim esta obra em termos amplo traz ensinamentos que podem unir-se ao conhecimento teológico como adendo a pratica da palavra de Deus na estrutura familiar. meditem em efesios cap 6:1 a 4 em Provérbios 22:6 Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. que Deus vos abençoe.

 

  • DEIXE SEU COMENTÁRIO

[máximo 1000 caracteres]

Você já digitou: 0 caracteres.

 

  • AUTOR

Itamir Neves

Itamir Neves

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, possui graduacão em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, Cursou grego na USP, é pastor, conferencista e professor nas áreas de Teologia da Vida Cristã, Novo Testamento, Teologia Bíblica, Homilética e Pregação Expositiva. É casado com Beti e tem três filhos: Anna, Itamir e Ana.

 

  • VEJA MAIS ARTIGOS DESTE ARTICULISTA